Você precisa habilitar o Javascript para continuar. UNIFORENSES - Instituto de Ciências Forenses
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
Entre com seus dados
Login
Senha
Convênios



Santa Catarina tem mais de 100.000 veículos irregulares



Pelo menos 10% dos carros circulantes em Santa Catarina estão irregulares, a maioria dos veículos furtados sofreu algum tipo de adulteração para poder ser comercializado. Os cálculos do perito Acidentólogo/Documentólogo Valdecir Figueiredo, mostram facilidades de um mercado que cresce a cada dia.
Hoje uma das poucas chances de um veículo adulterado ser descoberto acontece durante a vistoria feita pelo DETRAN. A forma mais comum de enganar quem pretende comprar um veículo usado é adulterar o número do chassi.
10% dos veículos furtados/roubados têm como destino o desmanche, em média 30% voltam a circular com documentos falsos ou números de chassis adulterados e 12% vão parar no exterior (principalmente Paraguai, Bolívia e Chile).
O Volkswagen Golf e o Audi A3 são os modelos mais visados pelos criminosos, por serem automóveis rápidos, ágeis e fáceis de dirigir, eles são usados principalmente em assaltos a bancos e também por apresentarem a identificação do chassi localizada no painel de fogo que é um local de fácil adulteração pelo processo de remarcação ou implante, tornando-se alvos preferidos dos meliantes.
Por outro lado a Saveiro também da Volkswagen desponta como o carro nacional mais “protegido” do mercado inerente ao sistema de identificação. Este modelo apresenta o selo Extra Protegido, e traz a identificação parcial do chassi (VIS) gravado em várias partes do veículo. Esse recurso dá maior segurança e economia ao cliente, inibindo o reaproveitamento das peças no mercado paralelo por meio do rastreamento, além de gerar uma redução no valor do seguro de até 25%.
As gravações são randômicas e as picapes saem de fábrica com uma configuração diferente de peças remarcadas. A idéia é não permitir que se saiba quais são as peças remarcadas na Saveiro. Dessa forma, qualquer um pensará duas vezes antes de furtar ou roubar um desses automóveis.
O selo Extra Protegido, um triângulo amarelo, está colado em quatro partes da Saveiro: um ao lado da placa de identificação traseira, um no pára-brisa dianteiro e dois nas janelas laterais do veículo. São adesivos auto-reflexivos e auto-destrutíveis, que não permitem reaproveitamento.
Veja abaixo algumas dicas para evitar o inconveniente de ter um carro furtado ou roubado:
• O seguro é indispensável tanto nas grandes como nas pequenas cidades. Ninguém é imune a ladrões;
• Instalar um sistema de alarme antifurto não é importante. Há uma chance de o ladrão desistir do seu carro quando a buzina disparar;

• Outros dispositivos, como as travas elétricas, também ajudam. A polícia gosta de dizer que os bandidos sempre escolhem os veículos mais fáceis, com menos dispositivos de segurança;

• Procure travar a roda dianteira encostando-a na guia ao estacionar. Sem a chave, é muito mais difícil destravar o volante nessas condições;

• As quadrilhas de roubo de carro têm olheiros que localizam seus modelos preferidos,Por isso evite estacionar sempre no mesmo local.



-----------------------------------------------------------------------------------------------------------


Clique para ampliar Clique para ampliar Clique para ampliar Clique para ampliar Clique para ampliar Clique para ampliar
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

» Matérias relacionadas: » Ver todas...
Rua: Otto Anlauf Júnior, 197 - Salto do Norte - Blumenau SC - CEP: 89065-345 - Fone: (47) 3237-6660 | (47) 3237-6612